A 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Tibau, realizada nesta quarta-feira (07) foi marcada por um intenso debate sobre os critérios de seleção dos beneficiados pelo Programa Municipal Habita Tibau. A população compareceu em peso à casa legislativa em busca de explicações dos vereadores sobre o processo de escolha.

Durante a sessão, a Sra. Tereza Miranda, representante da população presente, expressou sua preocupação com a falta de esclarecimentos por parte dos representantes do executivo. “Eu gostaria que vocês, vereadores, nos ajudassem a garantir que essa seleção seja feita de forma justa. Os critérios estabelecidos não foram cumpridos, e isso precisa ser esclarecido”, afirmou.

Em seguida, o vereador Nildo Luz ocupou a tribuna e expôs sua indignação em relação à não observância dos critérios aprovados pela Câmara Municipal. Ele destacou as emendas que foram aprovadas pela casa legislativa, que previa a participação de representantes de uma igreja evangélica, do conselho tutelar, da saúde e dos assentamentos na comissão responsável pela escolha dos beneficiados. Segundo o vereador, essas emendas não foram levadas em consideração.

Nildo Luz também afirmou que a prefeita Lidiane Marques foi mal influenciada e defendeu a total reformulação da lista de beneficiados, de modo a atender aos critérios estabelecidos e respeitar as emendas aprovadas pelos vereadores.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, Adeilton Teixeira, anunciou que uma reunião será agendada com a prefeita Lidiane Marques para discutir a situação e analisar o caso com mais cautela. Além disso, caso não seja encontrada uma solução satisfatória, ele irá elaborar juntammente com a assessoria jurídica do legislativo, um decreto para ser votado pela casa, com o objetivo de anular a seleção devido às irregularidades identificadas.

Em todos os seus momentos de fala, Adeilton se colocou à disposição das reivindicações do povo, pedindo transparência nos procedimentos adotados para o processo de seleção das casas, e que sejam respeitadas as emendas propostas pela Câmara e o que está escrito no Projeto de Lei.

Os demais parlamentares presentes também se pronunciaram sobre o assunto, afirmando que não participaram da seleção dos beneficiados e demonstrando sua preocupação com a falta de respeito aos critérios estabelecidos.

A Câmara Municipal de Tibau reforça seu compromisso de garantir a transparência e a justiça nos programas sociais do município, buscando soluções para as demandas da população e assegurando a aplicação adequada dos recursos públicos. A reunião agendada com a prefeita será uma oportunidade para esclarecer os questionamentos e buscar uma resolução satisfatória para o caso em questão.